segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Alpha de Satisfação nas Empresas

Em minhas andanças de mais de 40 anos de trabalho atuando em posições Gerenciais e de Diretoria, sempre foi marcada pela boa gestão de Pessoas com vistas a produtividade e logicamente o resultado do negócio.
Sempre me chamou a atenção do quanto os benefícios oferecidos pelas empresas eram fundamentais nos resultados de minhas Gestões. De nada adiantava a cobrança de resultados sem contrapartida dos benefícios básicos oferecidos pela Empresa.
Indicadores das Perdas de Oportunidades em Produtividade nos mostram que com menos de 1% da ineficiência é possível manter um restaurante de alto nível em sua empresa bem como pode melhorar outros benefícios da Empresa.
No “Alpha A” de Satisfação dos funcionários a alimentação sempre foi um dos primeiros itens a serem citados nas pesquisas, dentre outros itens comumente mencionados como básicos.
O café da manhã é o elemento propulsor do início da jornada e responde pela produtividade das primeiras horas do dia até o horário do almoço. A maioria dos funcionários deixa de tomar café matinal em suas casas para sobrar mais para seus familiares.
A barriga de cada um é o “Fiel conselheiro” do dia. Ela é que decide do quanto cada um pode contribuir em sua missão a cada hora de atividade. O funcionário bem alimentado tem boa vontade, iniciativa, raciocina com mais coerência, acidenta-se menos e produz substancialmente muito mais.
Se a alimentação é um item importante em nossas casas onde não consumimos tantas energias, imaginem em seu trabalho onde dedica mais de 50% do tempo de seu dia.
Quando se fala em Alpha de Satisfação é necessário entender que de nada adianta a empresa fornecer uma refeição farta, equilibrada e nutritiva se os funcionários deixaram em suas casas seus familiares mal alimentados. Certamente ele dará um jeito de poder levar para os seus  parte de sua porção de refeição fornecida pela empresa.
Lembro muito bem de funcionários que não participavam de churrascos de confraternização na empresa, pelo fato de seus familiares estarem comendo apenas arroz e feijão em suas casas.
A partir do momento que a empresa melhora seu “Alpha de Satisfação”,  passando a fornecer cesta básica e melhores salários os churrascos de confraternização passaram a comemorar maiores e melhores resultados e todos participavam sem culpas e ou constrangimentos.
Em uma multinacional que Gerenciei, para contratar novos funcionários a gente adotava um dia de teste remunerado. As pessoas entravam na empresa antes das sete da manhã, tomavam café matinal e almoçavam na Empresa.
Grande parte dos candidatos deram suas opiniões sobre o trabalho que iriam desenvolver na empresa, mas também sobre a qualidade dos serviços de alimentação. A qualidade dos serviços de alimentação na empresa certamente aproxima e ou afasta candidatos e funcionários.
Nas rodas de encontros de funcionários fora da empresa em seus bairros, futebol, bares, etc os restaurantes das empresas sempre foi motivo de comentários com prós e contras à sua qualidade.

Por isso a Refamil mantém em sua rotinas , medições diárias do nível de satisfação de seus colaboradores, corrigindo tendências de trajetória, implementando programas de melhorias contínuas, primando pela satisfação plena de seus colaboradores e Clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário